Sindicato dos Municipários rejeita proposta de Reforma da Previdência e mantém mobilização contra projeto

Sindicato dos Municipários rejeita proposta de Reforma da Previdência e mantém mobilização contra projeto

Fotos: Vinicius Becker (Arquivo/Diário)

Conforme o Sindicato, as mobilizações seguem contra o projeto de Reforma

O Sindicato dos Municipários de Santa Maria reagiu à proposta da Reforma da Previdência do funcionalismo público apresentada pelo Executivo nesta segunda-feira (3). A categoria rejeita o projeto e classifica o texto como “uma reforma cruel”. Também afirma que não houve negociação prévia com os servidores.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo a presidente do sindicato, Vivan Serpa, a proposta enviada à Câmara de Vereadores é muito próxima das versões anteriores e penaliza especialmente os inativos, que teriam a contribuição de 14% sobre um salário mínimo mantida. Vivian lembra que, em setembro, dois cenários já foram apresentados pela prefeitura.

– Eles não mudaram nada. A proposta segue tirando direitos dos servidores sem apresentar alternativas reais para resolver o déficit do Ipassp (Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais) – afirma a dirigente.

Vivian é a presidente do Sindicato dos Municipários

A proposta do Executivo, apresentada em coletiva de imprensa, prevê aumento das alíquotas de contribuição, elevação das idades mínimas para aposentadoria, alteração no tempo de contribuição e novas regras de transição para os servidores que já estão no quadro municipal. A justificativa do governo é garantir o equilíbrio atuarial e financeiro do sistema previdenciário do município.

Em resposta à apresentação do projeto, o sindicato anunciou que seguirá mobilizado. Na terça-feira (4), os servidores estão convocados para acompanhar a sessão da Câmara de Vereadores, onde o projeto deve ser protocolado. A categoria mantém o indicativo de greve aprovado em assembleia anterior, caso o texto avance no Legislativo.

– Vamos continuar com a banca permanente no Calçadão e pressionar os vereadores. Se for decidido pela greve, 30% dos serviços essenciais continuarão funcionando, mas é fundamental que a sociedade entenda que estamos lutando por um sistema justo – diz a presidente do Sindicato dos Municipários.


Veja o que dizem prefeitura e Sinprosm:


Entenda a discussão sobre a Previdência: 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mudanças na alíquota, idade mínima e regras de transição: entenda a proposta de Reforma da Previdência enviada ao Legislativo Anterior

Mudanças na alíquota, idade mínima e regras de transição: entenda a proposta de Reforma da Previdência enviada ao Legislativo

Prefeitura de Santa Maria apresenta proposta para Reforma da Previdência com novas alíquotas Próximo

Prefeitura de Santa Maria apresenta proposta para Reforma da Previdência com novas alíquotas

Geral